Para quem está pensando em dar início a um pequeno ou médio negócio certamente possuem a seguinte dúvida: Vender em Marketplace ou ter minha loja virtual?
Essa é uma dúvida muito interessante e vamos te passar uma ideia do que terá que analisar antes de tomar esta decisão.
Análise da situação antes da tomada de decisão
Para tirar a dúvida se deve vender em MarketPlace ou ter sua loja virtual, primeiramente levante essas informações:
- Dinheiro para investimentos
- Variedade de produtos
- Margem de lucro
- Estoque / Disponibilidade
Agora, com essas informações, vamos para um outro tópico importante!
Como saber se devo vender em MarketPlace?
Independente se você tem dinheiro ou não, se está começando é muito vantajoso anunciar em MarketPlace. Mas por quê?
Porque haverão muitos que são “gratuitos”, alguns cobram uma taxa sobre a venda, outros possuem pequenas taxas pelos anúncios, e esses sites por si só, por terem um número interessantes de visitas diárias, já faz um pouco do seu marketing.
Só é interessante que você tenha uma margem de lucro que possa valer a pena o trabalho de anunciar/negociar ou responder perguntas, atender os clientes antes da venda e seguir os procedimentos estabelecidos pelos MarketPlaces. Mas, na maioria das vezes eles trazem bons retornos.
Como saber se devo criar minha loja virtual?
Agora vamos entrar no quesito investimentos! Uma loja virtual de qualidade tem os seguintes custos:
- A partir de R$3.000,00 para o desenvolvimento
- Hospedagem diferenciada, a partir de R$59,90 mensais
- Certificados de segurança SSL a partir de R$45,00
- Se escolher alguma plataforma pré-pronta, podem te cobrar por quantidade de produtos ou acessos
Mas após sua loja virtual pronta, vai precisar dedicar tempo nas redes sociais para postagens do seu e-commerce e fazer alguns anúncios nas mídias sociais ou no Google.
No entanto você investir em um site e não puder fazer seu marketing digital, é preferível cadastrar seus produtos apenas nos MarketPlaces que achar viável. Assim, poderá investir esse dinheiro em produtos ou outras coisas.
Considerações finais
Independente de criar sua loja virtual ou não, para começar sempre é interessante cadastrar nos MarketPlaces gratuitos, para ver como o negócio se encaminhará.
Se for investir em uma loja virtual, faça um planejamento financeiro para investimento em propaganda. O site em si não se divulga sozinho, tem que investir e mensurar o retorno.
Para mais dicas de anúncios nas mídias sociais, clique aqui.
Para saber mais sobre o Google pago e orgânico, clique aqui.
Esperamos que estas dicas te ajudem a tirar a dúvida da sua cabeça sobre o que é melhor: “Vender em MarketPlace ou ter minha loja virtual”. Agora, é comece a agir!