O que é Omnichannel e como transformar minha loja física em online

por jan 14, 2021

Os empreendedores procurando novidades se perguntam: O que é Omnichannel e como transformar minha loja física em online?

É uma dúvida muito interessante, já que as coisas após esse 2020 cheio de surpresas forçaram muitos comércios a alcançar seu próprio público no online!

O que é Omnichannel?

Omnichannel é o termo utilizado para centralizar “todos os canais” em um mesmo lugar. E o que isso significa?

Que a intenção é deixar todos os itens da empresa ligado ao mesmo lugar, ou seja, com uma mesma base onde o online e o off-line funcionem da forma correta.

Vamos dar um exemplo simples:

João tem uma empresa que vende cortinas e depois de 20 anos de uma loja física aberta, ele resolve abrir uma loja virtual online.

E João tem um sistema onde o controle de estoque da loja física é o mesmo da loja online, ou seja, ele controla tudo do mesmo lugar! No mesmo “canal”.

Muitas empresas até possuem lojas físicas e virtuais, mas nem sempre os estoques estão interligados, algumas preferem fazer de forma separada.

Quais os benefícios de utilizar o Omnichannel?

É um investimento interessante, que além de trazer um controle melhor e facilitado, pode resultar em:

  • Melhorar as vendas
  • Facilita o processo de fidelização
  • Aumenta a qualidade dos serviços oferecidos
  • Melhora a imagem da sua marca

Com esses detalhes, a longo prazo vai fazer toda a diferença para seu negócio!

Como transformar minha loja física em online?

Mas agora que conhece sobre o Omnichannel, caso tenha uma loja física, pode ser interessante ter uma virtual.

No entanto, não necessariamente você precisa iniciar suas vendas online em “Omnichannel”, afinal, isso requer um investimento maior e um pouco de experiência no ramo “online”.

Mas seria interessante começar a planejar o desenvolvimento de sua loja virtual e um pouco de marketing digital em cima disso, afinal, se fizer sua loja virtual e não divulgar, não vai vender.

Os principais itens para iniciar o marketing digital de sua loja virtual:

  • Cadastro no Google meu negócio
  • Criação das mídias sociais (Facebook e Instagram)
  • Análise de um possível Google Adwords

Tendo o planejamento desta base, já é um bom motivo para iniciar sua loja virtual, após isso, verificar bons ERPs, CRMs e uma parceria com um  Gateway de Fretes para ter um excelente início de Omnichannel

Agora que sabe o que é Omnichannel e como transformar sua loja física em online é só começar um bom planejamento!

Conheça nossa Tecnologia e os produtos que poderão te ajudar a ir mais além.

Saiba a diferença entre Marketplace e loja virtual clicando aqui.

Para saber as principais leis sobre e-commerce clique aqui.