Opa! Venda feita! E agora? Como encantar os clientes no pós-venda?
Fidelizar um cliente é mais importante do que possamos imaginar.
Vamos ver se sua empresa está preparada para ter um pós-venda de sucesso?
Primeiro passo para encantar os clientes no pós-venda: Fazer o essencial
Acreditem ou não, muitas empresas deixam de fazer “o básico bem feito”, e o que seria isso?
- Um atendimento com qualidade
- Boas orientações
- Acompanhamento
- Site bem explicado
- Parcerias qualificadas
- Produtos/serviços de acordo com a promessa
- Embalagem
- Serviço de entrega qualificado
Por mais que estes itens pareçam coisas cotidianas, muitas empresas deixam a desejar.
Mas algumas nem percebem que faltam essas coisas por não ter um pós-venda, pesquisa de satisfação ou algum canal de sugestões.
Então comece a analisar bem os processos de venda de sua empresa para garantir o “essencial”.
Uma ajuda para pensar nos detalhes
Mas agora que já sabe o básico que sua empresa deve ter, quais são os “detalhes” que podem fazer a diferença?
Cada CEO de empresa deve ter ideia de como encantar os clientes no pós-venda, afinal, quem está à frente, deve saber o que se passa no dia a dia.
No entanto, uma etapa interessante é ter um CRM de qualidade, para acompanhar os processos da empresa e começar a ter uma IA por trás disso, de acordo com seu negócio.
Mas quando se pensa em detalhes no pós-venda, estamos falando de:
- Um pequeno brinde personalizado para lembrar da empresa
- Embalagem personalizada ou sustentável
- Site completo com canais de atendimento e até acesso a históricos
- Parceria com Gateways de frete para ter opções nas entregas dos produtos
- Promoções diversas
- Cartões fidelidade
- Suporte técnico qualificado
- Um pós-venda ligando e perguntando como foi a experiência e até mesmo algumas perguntas para melhorar a inteligência do seu negócio e conhecer ainda melhor o perfil do seu público
Toda a empresa tem que saber como encantar os clientes no pós-venda, afinal, um cliente satisfeito pode e vai:
- Comprar novamente
- Fazer indicações
- Falar bem de sua empresa na internet
- Lembrar da empresa como uma referência de bons negócios
Mas hoje em dia, ter leads qualificados pode se dizer que valem ouro!
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