Durante uma compra, nem tudo deve partir da empresa, devemos colocar em pauta as responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce.
Mas é claro que a empresa que oferece os produtos deve sempre deixar todas as informações com o máximo de clareza, mas é fundamental que o consumidor final se atente e coopere para que o processo todo seja um sucesso.
No entanto, é do interesse de ambos que o processo de compra e a entrega do produto ocorra bem.
As regras favorecem o consumidor
E com o passar dos anos as leis para compras foram sendo adaptadas com o intuito de favorecer ao consumidor, por isso as empresas tentam deixar os processos mais práticos possíveis.
As empresas têm que sempre buscar melhorar os processos, afinal o insucesso de uma venda para um cliente que compra no e-commerce gera prejuízo para seu negócio.
Por isso, para ajudar o cliente a fazer a parte dele as empresas precisam:
- Deixar as informações mais importantes sobre o produto
- Ter as características técnicas completas abaixo das informações
- Especificar bem a unidade de medida
- Se necessário, dizer os requisitos mínimos para se obter o produto
- Emitir nota fiscal com todas as informações corretas
- Embalar de forma adequada para não danificar o produto
- Ter canais de atendimento para melhores esclarecimentos
Por mais que pareça uma etapa simples é muito mais complicado do que parece.
Muitas empresas passam por situações que ajudam a entender melhor os perfis de seus clientes, e assim elas conseguem melhorar seu modelo de negócio e processos a partir destas experiências, contribuindo para evitar erros.
O cliente sempre tem razão
Embora as empresas adotem a conduta de que o cliente sempre tem razão, as responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce são simples e precisam ser praticadas, sendo algumas delas:
- Ler com atenção a descrição do produto para ver se é realmente o que deseja
- Conferir cores/tamanhos e opções durante a compra
- Verificar se o produto não é muito grande ou pequeno para o uso
- Avaliar se o produto tem dimensões compatíveis com a passagem pelas portas da sua residência/prédio/elevadores
- Preencher as informações corretamente, indicando se é apartamento ou se tem algum complemento
- Tirar todas as dúvidas por meio de mensagem com a loja, inclusive sobre a entrega, no caso de condomínios ou áreas de difícil acesso.
Mas precisamos dizer que, mesmo que o cliente sempre tenha razão, um pouco de cooperação e prática do bom senso pode ajudar muito ambas as partes, não?
Ajudar as empresas a serem melhores sendo bom como cliente/consumidor, além de aumento no custo dos produtos pela compensação das perdas.
Isso evitará problemas durante os processos que são bem complicados e desgastantes para todas as partes envolvidas.
A melhor relação entre Empresa e Cliente é aquela em que todo mundo ganha!
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