Muitas pessoas têm suas lojas virtuais e não ainda não sabem como proteger dados de clientes.
Mas isso não é culpa deles, alguns pensam que quando contratam o serviço de desenvolvimento, isso está incluso e, senso assim, está seguro.
No entanto, nem todas as plataformas vem com as ferramentas necessárias de segurança.
Outra coisa que devemos levar em consideração é que existem diversos tipos de dados, mas calma, vamos explica-los para você!
Os principais tipos de dados dos clientes
Os principais dados dos clientes que a empresa precisa, geralmente são:
- Nome
- Telefone
- Endereço
Essas informações são necessárias tanto para entrar em contato para alinhar algum detalhe, quanto para enviar produtos ou executar serviços.
Algumas empresas utilizam destes mesmos dados para fazer propaganda de um novo produto e/ou serviço, podendo ser por telefone ou e-mail marketing.
Contudo, dependendo do segmento, já solicitam dados mais pessoais como CPF, evitando que um mesmo cliente tenha 2 contas e assim “abuse” de algumas promoções ou benefícios limitados pelo e-commerce.
Os dados mais perigosos são os financeiros, como dados do cartão de crédito junto com as informações de pagamento e código de segurança.
E existem tipos de dados secundários que apenas empresas focadas em propaganda ou com alguma outra intenção, com exceção a venda, solicita:
- Gênero
- Raça ou Etnia
- Informações sobre doenças familiares
- Opiniões políticas/religiosas
- Posicionamento sobre algum assunto
- Filiação/Associação a algum sindicato ou similares
Com tantas informações, agora o foco é aprender como proteger dados de clientes.
Formas de garantir a segurança de minha empresa e as informações
A primeira coisa que deve ser feita é ter em seu site detalhes sobre as políticas de privacidade e segurança.
Deixe seus clientes informados que, todas as informações são exclusivamente de uso para atende-lo e que utiliza o de criptografia “x”.
Utilize alguma criptografia: Existem certificados SSL comuns e avançados, procure alguma empresa que oriente sobre isso e melhore sua segurança.
Tenha um sistema de senhas seguras e criptografadas: Exija sempre que seu cliente coloque letras maiúsculas e minúsculas além de números e caracteres especiais.
Faça Backup constante: Fazer um backup diário pode ter um custo muito alto, portanto é recomendável pelo menos um semanal, lembre-se que perder essas informações pode ser bem pior.
Mantenha softwares atualizados: Independente da tecnologia que utilize em sua empresa, sempre mantenha atualizado os sistemas, plug-ins e todo tipo de recurso utilizado para guardar essas informações.
Se informe sobre a LGPD: A Lei Geral de Proteção de Dados chegou para ficar, essa tecnologia dispõe de segurança para a empresa e os usuários e se não trabalhar de acordo com ela, podem gerar multas gigantescas.
Após tudo isso, esperamos que saiba qual caminho tomar e como proteger dados de clientes. Isso será muito bom a longo prazo para seu negócio.
Mas não acaba aqui, se quiser entender mais sobre certificado SSL, clique aqui.
Já para saber sobre LGPD, clique aqui.
Mas se preferir saber um pouco mais sobre plug-ins, clique aqui.