Ao contratar um serviço de frete com uma transportadora ou plataforma online, provavelmente você irá optar pelo melhor preço, certo?
Se a resposta for sim, é preciso considerar em sua decisão, como são calculados estes serviços e porque encontramos grandes variações entre as opções.
Um dos componentes no valor do frete é o Ad Valorem, ou simplesmente o Frete Valor, que está relacionado diretamente ao seguro por avarias, extravios e roubos. Portanto, você será ressarcido nestas situações se a transportadora estiver em dia com sua seguradora. Sendo assim, desconfie de preços muito abaixo do praticado no mercado.
Importante lembrar que o valor a receber será aquele declarado em nota fiscal, independentemente de qualquer outro valor atribuído ao produto. Mas é preciso falarmos que, transportes com uso de Declaração de Mercadoria não são aceitos para efeito de cobertura de seguro para a grande parte das empresas de transporte.
Qual a importância do Ad Valorem para sua encomenda?
Durante o processo do transporte, sua encomenda passa por pelo menos três etapas, sendo a coleta, a transferência e a entrega. Isto envolve diversos profissionais, manuseio constante e ambientes adversos.
Desta forma, os riscos são constantes e fazem parte desta atividade.
Oportuno lembrar que uma embalagem adequada ao produto garantirá que estas etapas ocorram sem dificuldades.
Lembre-se que o serviço de transporte e a entrega são extensão da sua empresa, ou seja, você agrega valor ao seu produto também quando ele está em poder de terceiros. Afinal uma transportadora sem seguro pode colocar em risco todos os seus investimentos.
Dicas para uma contratação de frete segura:
Tenha em mente que os riscos no transporte são inevitáveis, então avalie como sua transportadora administra cada etapa do processo, caso tenha uma ocorrência.
– Evite a zona de conforto e faça pesquisas com novas transportadoras a cada seis meses;
– Exija a apólice de seguros com os tipos de cobertura a vigência e os pagamentos em dia;
– Você pode optar por pagar seu próprio seguro, mas é preciso entender as regras que a transportadora poderá impor.
A saber: O RCTR-C (Responsabilidade Civil sobre o Transporte Rodoviário de Cargas), ou seguro de acidentes é obrigatório.
Já o RCF-DC (Responsabilidade Civil Facultativa do Transporte Rodoviário por desaparecimento de Carga) para roubos e desvio de cargas, que não é obrigatório.
– Utilize plataformas online para as cotações e contratações de seus fretes. Estas empresas são especializadas e possuem profissionais que poderão te ajudar de acordo com a sua necessidade.
A FRETE CLICK ®, além da cotação e contratação online com mais de 80 transportadoras, oferece gestão logística das suas entregas através de uma Central de Relacionamento, com atendimento humanizado e gratuito.
Aproveite a página do nosso blog e conheça todos os nossos artigos e visite também nossa home, bastando clicar em nosso logotipo na barra superior.
Se você quiser saber sobre “artigo da Importância da Embalagem”, acesse aqui.
Mas, se você ainda em dúvidas sobre “Seguro de Carga”, clique aqui.
No entanto, se o seu interesse é sobre como funciona a FRETE CLICK®, acesse aqui.