Existem alguns plugins de frete para e-commerce no mercado, porém, vamos explicar nesse artigo alguns detalhes que você precisa saber.
O
que é um Plugin?
Plugin é um módulo de extensão que possuí funcionalidades para
agilizar o desenvolvimento ou funcionamento de um software maior.
Ou seja, se você está desenvolvendo um sistema ERP, pode
utilizar algum plugin de emitir notas fiscais ou um plugin para buscar
informações cadastrais.
Caso seja um sistema online, pode utilizar algum plugin de
login rápido como, por exemplo, o Facebook, Instagram e caso hajam vendas
online você pode escolher um dos plugins de frete para seu e-commerce.
O
que um plugin de frete ajuda no meu e-commerce?
Existem diversos plugins de fretes para e-commerce e eles podem conter diversas funções, como por exemplo:
Cotações com diversas transportadoras
ERP integrada com cotações
ERP integrada com financeiro
Ou ERP integrada com logística
Contudo, o melhor que os plugins de frete para e-commerce podem
te oferecer é o sistema de cotação rápida, que faz com que seu cliente tenha
diversas opções entre prazos e valores.
Como posso fazer a instalação desses plugins?
Geralmente quem faz as instalações e integrações são os
desenvolvedores, porém, o site que oferece esse plugin geralmente vem com
instruções de como instalar.
Mas fique tranquilo, para os desenvolvedores não é nenhum “bicho de sete cabeças”, dependendo do sistema que vão tentar fazer essa integração possa ser um pouco mais trabalhoso, mas nada que eles não resolvam.
Além do mais, geralmente quem oferece / disponibiliza o plugin tem uma equipe especializada para dar suporte durante a instalação e estão acostumados com os problemas mais comuns que os desenvolvedores costumam enfrentar.
No entanto o Frete Click disponibiliza esses plugins para:
Os únicos usuários que se perguntam para que serve uma API, são os novatos na programação ou veteranos que costumam trabalhar com sistemas internos.
Mas para quem trabalha com sistemas externos e principalmente WEB já tem uma boa base para que serve uma API.
API (Application Programming Interface) é um conjunto de comandos,
funções, objetos e protocolos usados para interagir com sistemas externos ou
que você padroniza para que outros sistemas acessem o seu.
Por exemplo, você tem um sistema de cadastros de clientes,
nele você cadastra os produtos mais comprados e seu estoque. Caso você quiser
que seu fornecedor saiba quando precisa reabastecer seu estoque, você pode
liberar os acessos de quantidades para que ele saiba quando estiver acabando ou
os produtos que são mais comprados.
Ou seja, o sistema dele acessa o seu via sua API, que libera
apenas os dados que sua API tem configurada.
Quais
são as API’s mais usadas?
Além de explicar para que serve uma API, vamos dar os
melhores exemplos de suas aplicações mais usadas.
No entando, muitos aplicativos famosos, redes sociais, bancos, transportadoras, aplicativos de pagamentos entre outros, tem sua própria API para que facilite os acessos para diversos clientes, parceiros ou fornecedores.
Por isso eles acabam crescendo mais, porque os clientes ou
usuários finais, tem mais facilidade no conjunto de informações com poucos
cliques o que torna o UX (User experience) melhor.
Não
necessariamente, tudo depende do seu segmento e qual objetivo do seu negócio.
Muitas empresas utilizam as API’s para facilitar a usabilidade dos clientes.
Alguns exemplos
mais comuns:
Enquanto algumas das empresas que tem algum site que necessita de login, facilita usando API’s das redes sociais, outras empresas que tem um e-commerce, utiliza alguma API de pagamento e alguma API de fretes.
E assim por diante, esperamos que tenha entendido para que serve uma API, não deixe de analisar nossos outros artigos sobre diversos assuntos!