Dentre diversas siglas no mercado de tecnologia muitas pessoas se perguntam: O que são arquivos EDI? Em inglês “Eletronic Data Interchange” que traduzido fica “Intercâmbio Eletrônico de Dados”.
Embora poucas pessoas conheçam os arquivos EDI foram
introduzidos nos anos 60, com a intenção de eliminar papeis e impulsionar a
automação de processos comerciais.
Claro que com o avanço tecnológico os arquivos EDI também ganharam novos recursos viabilizando as fáceis instalações e até mesmo tendo alguns próprios plugins.
Como as empresas utilizam os arquivos
EDI
A utilização dos arquivos EDI crescem cada vez mais, devido
a viabilidade na troca de informação eletrônica onde nenhuma empresa se opõe,
acabam por sendo utilizados em diversas áreas dos setores de transporte e
logística.
Veja abaixo as funcionalidades que um arquivo EDI pode
proporcionar:
Envio de arquivos de pedido eletrônico
Transmissões de notas fiscais entre embarcador e
transportadora
Transmissão de cobranças e boletos
Envio de ocorrências referentes as coletas e
entregas
Envio da pré fatura de transporte
Pedidos de separação de cargas em armazéns
Controle de contêineres
Envio da relação dos conhecimentos embarcados
Envio das faturas de transporte para o
embarcador
Benefícios
e vantagens do uso do EDI
Com tantos empreendedores buscando saber o que são os arquivos EDI, diversas transportadores e embarcadores estão se atualizando e cada vez mais utilizando sistemas com essa integração.
O que já é suficiente para ninguém do ramo querer ficar de
fora, porque em algum momento vai acabar perdendo uma ou mais oportunidades de
bons negócios e até mesmo agilizar os processos dentro e fora da empresa.
Pontos principais dos arquivos EDI
E para você que acha que já aprendeu o que são os arquivos EDI, vamos surpreende-lo com mais uma lista de vantagens que ele pode trazer para seus negócios:
Consistência nas informações (Como é tudo
automatizado, acaba evitando erros comuns)
Facilidade e agilidade na auditoria de fretes
Maior capacidade de comunicação
Redução de custos
Aumento do próprio sistema ou Big Data
Qualifica a atender clientes de maior porte e
com operações mais complexas
Se você conhece alguém que não sabe o que são arquivos EDI,
compartilhe esse artigo para que essa pessoa se atualize com essa tecnologia e
possa melhorar os processos da própria empresa.
Com
a pandemia do COVID-19 e diante de todas as necessidades de prevenção para
contensão da disseminação do vírus, o Correio vem tomando medidas que impactam
nos serviços e sua logística de entregas, conforme segue:
Procedimentos
operacionais de entrega e suspensão de alguns serviços
Este é o: boletim nº 3 (20 de março de 2020) devido ao impacto do Corona vírus na logística dos correios.
Em consonância com as medidas
preventivas já informadas para evitar a transmissão do Corona vírus, informamos
novos procedimentos operacionais, com a ampliação de restrições de contato
físico entre pessoas ou de compartilhamento de uso de caneta no momento da
entrega de objetos postais:
Objetos
com registro e Sedex Documento: Será dispensada a assinatura
do recebedor, sendo substituída por imagem fotográfica realizada pelo carteiro
no ato da entrega, que contemplará a informação de “ENTREGUE” e o respectivo
horário. Esse objeto será depositado na caixa de correspondência ou em local
seguro no endereço. Na impossibilidade desse procedimento, o carteiro
solicitará a presença de uma pessoa do endereço para entrega do objeto,
evitando o contato físico.
Encomendas:
Tanto para entregas individuais, como agrupadas, será coletada imagem do objeto
contendo o nome legível e o RG informado pelo recebedor ao carteiro e o horário
da entrega, mantendo-se a distância mínima recomendada entre as pessoas;
Aviso
de Recebimento – AR: Tanto para entregas individuais, como
agrupadas, os Avisos de Recebimento serão preenchidos pelos carteiros com todas
as informações requeridas informadas pelo recebedor, mantendo-se a distância
mínima recomendada;
Mão
Própria: O objeto somente será entregue ao destinatário indicado
no endereçamento do objeto, seguindo os mesmos procedimentos de dispensa de
assinatura do destinatário e com o preenchimento dos dados devidos pelo
carteiro.
Malote:
A entrega e coleta de malotes serão realizadas de forma simultânea, para melhor
aproveitamento da força de trabalho e diminuição da frequência de contato com
os clientes.
Considerando, ainda, as
restrições impostas pelo momento de pandemia, ficam suspensos, a partir desta
data, os serviços de Marketing Direto, Exporta Fácil Premium, Exporta Fácil
Expresso, Documento Internacional Premium e Documento Internacional Expresso.
Informamos, também, que devido
às medidas adotadas pela empresa para proteger seus empregados da COVID19,
poderá ocorrer aumento no tempo para os atendimentos pela Central de
Atendimento dos Correios ou pelo Fale Conosco.
Na oportunidade, informamos
que foi reativado o serviço de Logística Reversa domiciliária, a partir desta
data.
Para dar mais agilidade à
comunicação de informações e medidas adotadas por esta Empresa no intuito de
minimizar os efeitos causados pela pandemia, foi criado um canal para os
clientes no Portal Correios, que poderá ser acessado diariamente por meio do
endereço www.correios.com.br/comunicados-coronavirus.
Doravante, as comunicações destinadas a você, cliente, serão realizadas, exclusivamente, nesse canal.
Esperamos ter tirado algumas dúvidas sobre o Impacto do Corona Vírus na logística dos correios. E procura sempre manter-se informado e procurar formas de se economizar com fretes!
Todos os cuidados com embalagens nas vendas online são por conta do vendedor, afinal, todo comércio online tem que tomar cuidado com dois itens importantes:
A embalagem e passar os dados corretos para a transportadora.
Parece simples, mas tem muitos detalhes envolvidos nisso e é
por isso que vamos dar algumas dicas referente aos cuidados com embalagens nas
vendas online.
Agora vamos auxiliar em 2 pequenos tópicos:
– Tipos de embalagens
e personalizações
– Proteções dentro das embalagens
Tipos
de embalagens e personalizações
O tipo de embalagem mais comum é a caixa de papelão, que
pode variar do tamanho: C x L x A de 16 x 11 x 2 até 105 x 105 x 105 (medidas
em cm).
Tem também os modelos de embalagens plásticas, porém são
sensíveis e podem furar, rasgar ou extraviar com mais facilidade e não é
recomendado.
A embalagem de papelão, além de mais segura você tem a
oportunidade de providenciar uma experiência melhor ao usuário, mas de que
forma?
Personalizando sua embalagem, seja com adesivos, embalagens
já impressas, dobras especiais e outros detalhes. Tudo isso depende da
criatividade da equipe responsável e pelo tipo de produto que a empresa
trabalha.
Fazendo isso, acaba surpreendendo seu cliente fazendo com que
tenha a possibilidades de ele querer compartilhar a forma que chegou o produto,
criando uma confiabilidade, satisfação e até uma divulgação de sua marca.
Proteção
dentro das embalagens
Dentre os cuidados com embalagens nas vendas online,
separamos uma lista para ajudar a proteger os produtos dentro das embalagens.
Veja a lista desses protetores:
– Plástico bolha
– Almofadas de ar
– Placas de isopor
– Fita gomada / Fita adesiva
– Papel fragmentado
Sendo assim você consegue proteger diversos tipos de produtos da melhor forma possível, garantindo que o produto chegue sem avarias.
Mas esperamos que tenham aprendido algo com nossas dicas sobre cuidados com embalagens nas vendas online e melhore o vínculo com seus clientes.
As nossas dicas para não ter extravio de mercadorias valem tanto para transportadoras quanto para empresas que vendem pela internet, por quê?
Porque nem sempre o erro é durante o transporte, mas muitas
vezes na empresa que fez a venda e terceiriza as entregas.
Porém se passarmos as dicas para não ter extravio de mercadoria, vamos comentar um pouco sobre os principais motivos de extravio de mercadoria.
Afinal, para tentar evitar ao máximo esse tipo de problema,
precisamos conhecer um pouco sobre eles, assim todos os envolvidos podem tomar
as devidas providências.
São muitos os motivos de extravio de mercadorias?
Se atente nos principais motivos de extravio:
– Endereço errado ou inexistente
– Erro no sistema de impressão de dados da mercadoria
– Embalagens sem identificação alguma
– Falha na logística dos correios
– Falha na logística da transportadora responsável
– Funcionários mal-intencionados
– Furtos / Roubos
Nem sempre existem reais culpados, nem todo sistema é
perfeito, porém, por esse motivo devem-se fazer melhorias em todos os aspectos
para evitar ao máximo que ocorra algum problema.
Mas vamos agora as nossas dicas para não ter extravio de mercadorias:
– Ter um ERP de qualidade
– Contar com transportadoras particulares (não apenas Correios)
– Emitir nota fiscal
– Confirmação dos dados do destinatário/destino
– Pegar o código de rastreio
– Fazer seguro
Entretanto, no final das contas, o extravio de mercadoria afeta 3 entidades: Comprador, Vendedor e Transportador.
Ninguém tem interesse em problemas, pois afeta todo um processo
prejudicando a todos.
Mas nossa equipe espera que tenham aproveitado nossas dicas para não haver extravio de mercadorias e assim os processos do seu negócio cresçam cada vez mais.
Você que vende online precisa urgentemente conhecer as vantagens do motoboy para seu e-commerce!
Nós separamos uma serie de novidades para mostrar como pode ser eficaz e vantajoso adicionar esta opção como venda na sua loja virtual.
O que há de novo?
Acima de tudo empresas mais responsáveis e organizadas, isso mesmo, agora muitas das entregas que são feitas pelo motoboy, podem ser feitas até no mesmo dia!
Exatamente isso que leu, uma das principais vantagens do motoboy para seu e-commerce é que suas entregas podem ser feitas à partir do mesmo dia!
Acima de tudo, se for uma compra confirmada pelo horário da manhã e o sistema estiver integrado de forma correta, existem grandes possibilidades da entrega ser feita até a tarde.
Será que única vantagem do motoboy para meu e-commerce é a entrega no mesmo dia?
Talvez sim, talvez não! Alem dessa vantagem de entrega do motoboy no mesmo dia, a sua loja virtual vai dispor da qualidade no atendimento diferenciada e aumentando o número de parcerias.
Durante há algum tempo, algumas empresas já tem tecnologia para acompanhar o rastreio via aplicativo.
Da mesma forma que damos várias dicas, é importante você analisar se seu e-commerce tem uma integração onde seus clientes saibam exatamente onde está sua carga ou sejam notificados quando estiver a caminho deles. Tudo isso rastreado via GPS!
Resumindo, a tecnologia só cresce, se sua loja virtual ter mais uma vantagem de motoboy para entregas é uma grande oportunidade a se pensar!
Muitas empresas já tem motoboy como frete?
Enquanto o mercado tenta entender as vantagens, isso é algo inovador e que está entrando agora no mercado como diferencial e algumas empresas contratam serviços avulsos ou fixos.
Mas em compras online como frete apenas algumas empresas pioneiras e visionárias no assunto que começaram a utilizar os serviços de motoboy como frete. Certamente, tente fazer o teste e aumente as vendas de seu e-commerce agora mesmo, não fique de fora dessa!