Devido ao crescimento internacional da plataforma, as vantagens do Magento tornam-se cada vez maiores.
No entanto, este crescimento deve-se ao código ser “open source” (aberto) ou seja, qualquer programador que tiver interesse, pode usar e trabalhar em cima dele, aprimorando ou criando novos recursos.
Devido ao foco, ele tem recursos muito avançados para lojas virtuais, que faz com que ele atenda desde pequenas até grandes empresas.
O custo da plataforma Magento é alto?
Esta poderosa plataforma rodar em servidor Linux usando PHP e o famoso BD (banco de dados) MySql, acaba não necessitando de licenças de softwares (Porque são gratuitos).
Embora o Magento seja estrangeiro, no Brasil ele está em uma fase bem avançada e em alta, por isso a maioria dos recursos vem com tradução PT-BR que facilita muito o uso de determinados plug-ins e ferramentas.
Mas lembre-se, se for utilizar as vantagens do Magento, tenha um desenvolvedor ou uma agência especializada no assunto, pois o Magento não é para qualquer um, tem que ter experiência e conhecer bem a ferramenta.
Principais vantagens
Dentre as vantagens do Magento, vamos as principais:
Robusto, completo e com um potencial incrível em segurança e estabilidade
Por rodar em servidor próprio, todas as informações de seus clientes ficam seguras, sem nenhum terceiro poder usar
Infinidade de módulos que podem ser instalados para personalizar seu e-commerce formidavelmente
Achou algum recurso top? O Magento tem!
Recursos avançados de SEO para uma configuração de qualidade
Para conseguir resumir as vantagens do Magento, quem tem esta plataforma, pode fazer o que quiser, basta ter conhecimento e saber usar bem as configurações!
Eu mesmo posso fazer meu site em Magento?
Com todas essas vantagens, o Magento tem uma leve ressalva: Precisa de mão de obra especializada.
Como mencionado no início do artigo, é necessário ter um programador ou agência de confiança responsável pelo seu site caso ele utilize a plataforma do Magento.
Agora se você já desfruta dos benefícios desta plataforma, aproveite e ganhe ainda mais usando o plug-in de fretes da Frete Click para Magento.
Para saber sobre todas as vantagens do frete online, clique aqui.
Vamos falar sobre a ligação do WordPress e WooCommerce, afinal, para quem tem um site em WordPress e tem interesse de torna-lo uma loja virtual, basta procurar pelo plug-in WooCommerce que é o responsável pela configuração padrão da loja virtual.
Muitas agências recomendam WordPress pela facilidade de trabalhar e, embora alguns recursos sejam limitados, se for configurado da maneira correta e escolher um bom tema, de acordo com perfil do cliente, o trabalho poderá surpreender.
Com as tendências do mercado virtual, o WordPress e WooCommerce andam de mãos dadas. Afinal, quem tem um site institucional está a um passo de se tornar uma loja virtual.
Qualquer site WordPress pode se tornar um E-commerce?
Para um site em WordPress poder utilizar o WooCommerce deve-se fazer uma análise quanto ao tema atual, se ele tem os recursos necessários para isso. Alguns deles são:
Carrinho de compras
Checkout
Configuração dos produtos
Recursos de categorias
Claro que esses são os principais. Mas você pode utilizar outros recursos de acordo com a necessidade do seu negócio. Lembre-se de verificar com o responsável pelo site se o tema WordPress atual é compatível com todos esses recursos.
Quais recursos são interessantes para meu WordPress e WooCommerce juntos?
Se seu site já tem um a estrutura necessária para começar a trabalhar, o WordPress tem muitos plug-ins que podem te auxiliar tanto na gestão, nos recursos e na parte analítica. Tudo depende do que você quer viabilizar, para você e para seus clientes.
Por exemplo, existem plug-ins do Google Analytics para acompanhar as visitas do seu site, as páginas que eles mais acessam e melhorar as informações. Se quiser saber mais sobre esse assunto, clique aqui.
Outro plug-in que vai ajudar a aumentar as vendas e trazer confiança para seus clientes é o Frete Click.
O Frete Click é um Gateway de Frete que permite que seus clientes tenham mais opções na hora de escolher quem vai transportar sua mercadoria, podendo escolher também valores, prazo de coleta da mercadoria e prazo de entrega da mesma.
Se já tem um estoque interessante para começar as vendas, basta contratar um desenvolvedor ou uma agência especializada para que cuidem do seu site, deixando ele com os recursos necessários para que possa começar suas vendas pela internet.
Mas lembre-se: Ter apenas um site na internet não é o suficiente para começar a vender! Será necessário fazer a divulgação do mesmo. Então, se aproveite dos meios de anúncios grátis para começar como:
Mercado Livre
MarketPlace do Facebook
OLX
Instagram
E anuncie em todos os lugares que puder, divulgue em suas redes sociais e se tiver grupos de WhatsApp e contatos de clientes também.
Se ninguém souber que o seu site faz vendas pela internet, ficará muito mais difícil vender!
Esperamos que tenha aproveitado sobre as vantagens do WordPress e WooCommerce!
Você que tem sua loja virtual e tem dúvidas sobre o Google Adwords para e-commerce, se atente às dicas que vamos passar neste artigo.
A concorrência aumenta cada vez mais e quem tem loja virtual não pode ficar para trás, porém, tem que ter certos cuidados na hora de tomar decisões porque, embora existam várias ferramentas muito boas, o mau uso delas pode prejudicar o próprio negócio.
Para entender melhor como ele pode ser bom ou ruim, vamos dizer para que servem algumas de suas funções.
O Google Adwords é uma ferramenta do Google que serve como um leilão de palavras-chave que, ao você dar seus lances nessas palavras e uma pessoa fizer a busca usando alguma delas no Google, você pode aparecer nos famosos “Links Patrocinados”.
Quando sua empresa aparece e a pessoa clica no seu anúncio direcionando para sua página, um valor é descontado de seus créditos. Vale lembrar que primeiro você paga (faz um crédito na conta ADS) e depois aparecerá nas buscas do Google.
Recursos do Google Adwords
Para quem quer usar o Google Adwords para e-commerce tem que se atentar com as configurações da conta, que é onde você cria sua “campanha”.
Para criar sua campanha no Google Adwords você tem que escolher entre as seguintes opções:
Título
Texto
Horário de campanha online
Dias de campanha online
Região onde o anúncio irá aparecer
Sexo ou idade do público para quem irá aparecer
Palavras-chave
Esses itens mencionados são os principais itens que você deve configurar de acordo com o que você conhece de seus clientes. Quanto mais específico for o seu público, mais chances você tem de obter resultados.
Além dessas dicas de configurações, o Google Adwords possuí ferramentas dentro dele como o “Key Planner” – o famoso planejador de palavras-chave. Ele faz com que você saiba o volume de pesquisa daquela palavra mensalmente e nas regiões que você escolher.
Caso seu investimento seja alto, o Key Planner te orienta com uma estimativa limite de quanto poderá gastar em 1 mês, exemplo: se você deixar R$300,00 por dia, o Google vai te dizer que a média máxima que vai gastar é até R$245,00 por dia, o crédito que sobra fica pros dias seguintes.
E fique tranquilo, se tiver dúvidas na hora de criar suas campanhas, o Google Adwords tem canais de atendimento que te orientam na criação de suas campanhas para anúncios.
Por que o Google Adwords pode ser ruim?
Você teria coragem de rasgar uma nota de R$100,00? Pois é exatamente o que você pode fazer se criar uma campanha sem orientação!
Vamos dar um exemplo:
Vamos supor que sua loja virtual venda “Cadeira de balanço infantil”.
Se você escolher a palavra-chave “Cadeira” e anunciar no Google, imaginou quantos tipos de cadeiras existem por aí?
Balanço
Rodas
Cozinha
Varanda
Praia
Se você deixa uma palavra genérica, vai atrair diversos públicos que não são do seu interesse.
Quando você vai cadastrar suas palavras-chave, tem a opção de pesquisa “Ampla” e “Exata”. Como todo começo, geralmente o investimento é menor e tem que fazer valer a pena. Então, tente ser o mais específico possível.
Coloque “palavras de cauda longa” que são palavras-chave maiores, como “Cadeira de balanço infantil”, quanto mais específico, mais chances de acertar na palavra chave.
Outra dica importante é anunciar apenas produtos com margem de venda, por exemplo, cada clique no seu anúncio pode ter uma variação de R$0,40 até R$2,00 (Exemplo: no planejador de palavras-chaves ele te dá uma média das primeiras posições).
Comece com produtos com maior lucro, palavras mais específicas. Não entre concorrendo na busca com produtos comuns, comece pelo seu diferencial.
Se o seu produto tem pouco lucro, cuidado dobrado para não perde-lo apenas nos cliques, podendo levá-lo a ter prejuízo.
Como dissemos, é muito bom usar o Google Adwords para e-commerce, mas se não tomar cuidado, pode ficar com sua expectativa aquém. Portanto, procure auxílio de uma empresa, amigo ou até mesmo do próprio suporte do Google.
O crescimento das lojas virtuais e e-commerce crescem cada vez mais e as pessoas se perguntam, como deixar meu site seguro? Com SSL essa questão se resolve!
Vamos abordar neste artigo os principais pontos do SSL, tais como:
O que é SSL
Como deixar meu site seguro com SSL? Ativando o SSL
Tipos e variações de SSL e valores
Então para você que está se perguntando “Como deixar meu site seguro” com SSL sua loja garantirá ainda mais credibilidade.
O que é SSL?
O famoso SSL – Secure Socket Layer (Em tradução livre: Camada de Soquete Seguro) é uma ferramenta que faz a encriptação da página antes que ela seja transmitida.
Essa encriptação faz com que as informações (dados) transmitidas entre servidor/usuário façam passagens seguras, evitando desvio e que caiam na mão de pessoas má intencionadas (Vulgo Hackers).
O SSL foi desenvolvido em 1994 pela Netscape, e sua demanda se torna cada vez mais importante.
Como Deixar meu site seguro com SSL?
Cada hospedagem tem uma forma diferente de contratação/ativação. Caso você tenha acesso a sua hospedagem, acesse o painel e verifique as opções de contratação de SSL, na maioria das vezes a ativação é por ele mesmo.
No caso de aquisição direta pela hospedagem e possua um site em WordPress, existem plugins de SSL que fazem a ativação e forçam o HTTPS.
Qualquer site comum e sem certificado de segurança SSL, você percebe que no navegador fica como: http://www…. E após o SSL o acesso fica como https://www…. somado ao símbolo do cadeado fechado ao lado esquerdo.
Caso você não tenha essa facilidade de acessar a hospedagem, para verificar Valores, Contratação e outros detalhes, entre em contato com o suporte da hospedagem ou o responsável/desenvolvedor do site para melhores informações.
Tipos e variações de SSL e valores
Existem 3 tipos de Certificados SSL:
O que valida o domínio
Valida a organização
Estendida
O que valida o domínio é o tipo mais básico, ótimo para empresas que estão começando.
O SSL que valida a organização ele é ideal para médias empresas, já que tem um nível de criptografia intermediário.
O SSL estendido é o mais completo, além do cadeado fica o nome da organização ao lado esquerdo.
O valor de um SSL comum para validação de domínio pode variar entre R$ 55,00 por ano (Hostinger), R$120,00 por ano (Locaweb), mas também há valores mais altos, dependendo de quem te oferece os serviços.
ATENÇÃO para valores abusivos para o SSL comum, já que este é um procedimento simples.
Um SSL organizacional, custa em média R$ 1.500,00 por ano. Se a sua empresa já tem um volume médio de vendas mensais, atente-se a esses detalhes.
E, caso sua empresa tenha algumas filiais e um alto volume de venda, consulte uma empresa especializada de acordo com todas as suas necessidades, porque eles vão avaliar quantidades de domínios e subdomínios usados em sua corporação.
Com estes conhecimentos você já poderá ter em mente:
Já parou para pensar em ferramentas para acompanhar seu e-commerce? Em ferramentas que te auxiliam na usabilidade do usuário em relação a sua plataforma desenvolvida ou se suas ações de marketing estão tendo retorno?
Existem ferramentas para acompanhar seu e-commerce gratuitas (algumas com opções de planos pagos) que podem ajudar mais do que imagina,.Então vamos a elas:
Hotjar
Google Analytics
Google Adwords
Acompanhando a tela do usuário
O Hotjar é uma ferramenta incrível que tem algumas funções como:
Analisar os formulários preenchidos
Verificar até onde o usuário vai
Confirmar caminhos de navegação
Apontar lugares mais clicados no site
Gravar movimentação do usuário (Mouse e rolagem da tela)
Com esta ferramenta, embora sejam recursos incríveis desde a parte do cadastro até a configuração é bem simples.
Você mesmo pode fazer tudo isso, a única coisa que vai precisar de ajuda do desenvolvedor ou de quem cuida da sua loja virtual na parte de programação, é que coloque um código no site para ativar as funções de seu cadastro.
Assim, você pode escolher saber:
Como as pessoas reagem a seus formulários
Quantas pessoas fazem o caminho desejado
Quantas pessoas desistem de fazer alguma ação
Como as pessoas reagem a determinada página
Com essa ferramenta, você tem o poder de tomar ótimas decisões para seu negócio.
Analisando os dados e tráfego do seu site
O Google Analytics é uma ferramenta grandiosa (e gratuita) que, com o mesmo procedimento de colocar um código no seu site para acompanhamento, ele consegue gerir informações primordiais para tomadas de decisões como:
Quantidade de visitas diárias
Localização dos usuários que acessam seu site
Quantidade de pessoas online naquele momento
Quantas acessam de computadores ou smartphones
Por quais páginas elas acessam e quais caminhos fazem até a saída
Essas são apenas as principais informações, além disso você pode comparar visitas por períodos de sua escolha.
Viu como essa pode ser uma das principais ferramentas para acompanhar seu e-commerce?!
Google Adwords
O Google Adwords é o famoso “leilão” da internet, mas por quê?
Porque você paga para estar nas primeiras posições e, quem paga mais, fica melhor posicionado. E como funciona?
Vamos supor que você queira anunciar produtos como… creme para as mãos, então, você configura uma campanha destinada a esse produto com palavras como: “comprar creme para as mãos”
Toda vez que alguém digitar no Google esta palavra-chave, de acordo com as configurações que você escolheu, tais como: Região, horários, dispositivos, valor de lance, entre outras configurações, você aparecerá na busca paga do Google, e caso cliquem em seu anúncio, você pagará um valor X, de acordo com as parametrizações e valor de palavra-chave definidos.
Para poder vender pelo Google Adwords, você tem que mensurar bem o “custo de um cliente”. Pois, nem todos os cliques em seu link se transformarão em venda. Então, dê prioridade a produtos com margem de lucro, para que seus cliques não sejam desperdiçados.
O Google Adwords além de ser uma ferramenta para o acompanhamento seu e-commerce, ele é mais um ativo de Marketing Digital para sua loja. Porque ele consolida informações do que as pessoas buscam na internet e com que frequência elas fazem isso.
Caso queira saber um pouco mais a respeito, pesquise sobre o “planejador de palavras-chave”.
Espero que este artigo tenha ajudado a conhecer um pouco mais sobre as Ferramentas para Acompanhar seu E-Commerce. Agora, precisando saber sobre como contratar um Gateway de Fretes para sua loja virtual, clique aqui.