Diferença entre Google Adwords e SEO

Diferença entre Google Adwords e SEO

Para começar de modo simples, a diferença entre Google Adwords e SEO é que, um você paga para estar bem posicionado, e o outro você trabalha para isso! Como assim?!

De forma simplista, o Google Adwords é uma ferramenta do Google que você faz as devidas configurações e paga para aparecer nas pesquisas pagas, destacadas como: “anúncio”.

Já o SEO (Search Engine Optimization) é quando você trabalha determinados assuntos no seu site para ganhar relevância no Google e, assim, aparecer na parte orgânica (Gratuita).

Os principais pontos sobre o Google Adwords

Vamos citar os principais pontos que fará com que entenda a diferença entre Google Adwords e SEO.

A seguir, veja as vantagens de se investir no Google Adwords:

– Campanha focada em um determinado produto ou serviço

– Configuração de regiões de seu interesse

– Escolha de idade e sexo do público alvo (para melhorar o filtro)

– Retorno rápido

– Investimento inicial de qualquer valor

Embora o investimento inicial seja de qualquer valor, não adianta investir muito pouco e ficar mal posicionado. Como a maioria das pessoas que pesquisam no Google são atraídas pelos primeiros anúncios, procure se aprofundar mais sobre o assunto ou solicitar alguma consultoria.

Caso você tenha um e-commerce e gostaria de saber mais sobre campanhas para produtos, temos um artigo sobre isso, acesse clicando aqui.

Os principais pontos sobre SEO

O SEO embora seja grátis, ele é uma metodologia que tem que ser trabalhada constantemente em seu site, seja um site institucional ou uma loja virtual. Todo site pode ser trabalhado o SEO.

Vamos citar os principais pontos sobre o SEO:

– Resultados a longo prazo

– Obrigatoriedade de conteúdos trabalhados em seu site

– É muito importante para sua marca/negócio

– É necessário à longa data

Mais sobre a diferença entre Google Adwords e SEO

Embora o SEO seja “grátis” para aparecer nas buscas orgânicas do Google (sem pagar) ele é um pouco mais complicado do que parece. Veja o que você tem que fazer no seu site para que ele comece a dar resultados:

– Trabalhar conteúdo de um determinado assunto, produto ou serviço

– Configurar bem a programação da sua página

– Fazer conteúdos que liguem um assunto a outro (Link building)

– Conseguir links de outros sites para o seu conteúdo que fale do mesmo assunto (backlinks)

– Subir no Google Search Console ou instalar algum plug-in em seu site que faça isso automático

Vale dizer que esses itens são apenas um resumo do que deve ser trabalhado para um “start” no posicionamento orgânico.

Não é apenas no Google que existe tráfego pago e tráfego orgânico, nas mídias sociais e diversos outros sites ou aplicativos na internet também tem. Mas o Google é a principal busca de ferramenta orgânica do mundo, e é lá que sua empresa tem que estar.

Caso tenha interesse em saber mais sobre tráfego pago e tráfego orgânico, clique aqui.

* BONUS: Não deixe de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, lá você começa a ter sua presença no Google de forma profissional e completa.

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Ferramentas para acompanhar seu e-commerce

Ferramentas para acompanhar seu e-commerce

Já parou para pensar em ferramentas para acompanhar seu e-commerce? Em ferramentas que te auxiliam na usabilidade do usuário em relação a sua plataforma desenvolvida ou se suas ações de marketing estão tendo retorno?

Existem ferramentas para acompanhar seu e-commerce gratuitas (algumas com opções de planos pagos) que podem ajudar mais do que imagina,.Então vamos a elas:

  • Hotjar
  • Google Analytics
  • Google Adwords

Acompanhando a tela do usuário

O Hotjar é uma ferramenta incrível que tem algumas funções como:

  • Analisar os formulários preenchidos
  • Verificar até onde o usuário vai
  • Confirmar caminhos de navegação
  • Apontar lugares mais clicados no site
  • Gravar movimentação do usuário (Mouse e rolagem da tela)

Com esta ferramenta, embora sejam recursos incríveis desde a parte do cadastro até a configuração é bem simples.

Você mesmo pode fazer tudo isso, a única coisa que vai precisar de ajuda do desenvolvedor ou de quem cuida da sua loja virtual na parte de programação, é que coloque um código no site para ativar as funções de seu cadastro.

Assim, você pode escolher saber:

  • Como as pessoas reagem a seus formulários
  • Quantas pessoas fazem o caminho desejado
  • Quantas pessoas desistem de fazer alguma ação
  • Como as pessoas reagem a determinada página

Com essa ferramenta, você tem o poder de tomar ótimas decisões para seu negócio.

Analisando os dados e tráfego do seu site

O Google Analytics é uma ferramenta grandiosa (e gratuita) que, com o mesmo procedimento de colocar um código no seu site para acompanhamento, ele consegue gerir informações primordiais para tomadas de decisões como:

  • Quantidade de visitas diárias
  • Localização dos usuários que acessam seu site
  • Quantidade de pessoas online naquele momento
  • Quantas acessam de computadores ou smartphones
  • Por quais páginas elas acessam e quais caminhos fazem até a saída

Essas são apenas as principais informações, além disso você pode comparar visitas por períodos de sua escolha.

Viu como essa pode ser uma das principais ferramentas para acompanhar seu e-commerce?!

Google Adwords

O Google Adwords é o famoso “leilão” da internet, mas por quê?

Porque você paga para estar nas primeiras posições e, quem paga mais, fica melhor posicionado. E como funciona?

Vamos supor que você queira anunciar produtos como… creme para as mãos, então, você configura uma campanha destinada a esse produto com palavras como: “comprar creme para as mãos”

Toda vez que alguém digitar no Google esta palavra-chave, de acordo com as configurações que você escolheu, tais como: Região, horários, dispositivos, valor de lance, entre outras configurações, você aparecerá na busca paga do Google, e caso cliquem em seu anúncio, você pagará um valor X, de acordo com as parametrizações e valor de palavra-chave definidos.

Para poder vender pelo Google Adwords, você tem que mensurar bem o “custo de um cliente”. Pois, nem todos os cliques em seu link se transformarão em venda. Então, dê prioridade a produtos com margem de lucro, para que seus cliques não sejam desperdiçados.

O Google Adwords além de ser uma ferramenta para o acompanhamento seu e-commerce, ele é mais um ativo de Marketing Digital para sua loja. Porque ele consolida informações do que as pessoas buscam na internet e com que frequência elas fazem isso.

Caso queira saber um pouco mais a respeito, pesquise sobre o “planejador de palavras-chave”.

Espero que este artigo tenha ajudado a conhecer um pouco mais sobre as Ferramentas para Acompanhar seu E-Commerce. Agora, precisando saber sobre como contratar um Gateway de Fretes para sua loja virtual, clique aqui.

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