Com o mercado sempre mudando muitos tem dúvidas se deve atuar num nicho de mercado ou seguir tendências, então, vamos explorar o assunto.
Nem sempre é fácil fazer certas mudanças dependendo do segmento, então tudo deve ser estudado com calma, para evitar problemas a curto e longo prazo.
Qual a diferença entre atuar num nicho de mercado ou seguir tendências?
Atuar num nicho de mercado e você focar apenas em um segmento, exemplos:
Moda
Beleza
Brinquedos
Eletrodomésticos
Alimentação
Saúde
Quando você foca em um nicho, você abre um leque grande para diversos setores daquele nicho e quando uma pessoa procura um produto específico, as chances dela comprar algo similar ou que complemente o mesmo é bem grande.
Agora, seguir as tendências é você vender um produto que está em alta naquele momento, e isso pode durar ou não.
Seguir as tendências pode ser um pouco arriscado e exige um pouco mais de investimento, caso queira manter estoque.
Mas, se você tem bons parceiros que te proporcionam que seu negócio tenha qualidade e prazo no atendimento, quem sabe você pode acabar virando um “Marketplace”?!
Se eu estou para começar, o que devo fazer?
Para aumentar as chances de vender um produto, você deve:
Conhecer bem sobre os produtos
Entender do mercado
Fazer uma análise de mercado
Ter uma boa localização ou uma boa loja virtual
Isso é o básico para que você comece bem seu negócio, sempre prestando um bom suporte e atendendo bem o cliente. Comece de forma correta e terá grande chance de crescimento e se tornar referência no mercado.
Agora, se você quiser arriscar e vender produtos que estão nas tendências do mercado e pegar o “Timing” da coisa, tem que ter um bom investimento, para poder fazer as coisas girarem de forma rápida e com ótimos resultados.
É complicado decidir entre atuar num nicho de mercado ou seguir tendências, isso vai de pessoa para pessoa. Afinal, tem pessoas que gostam de fazer as coisas com calma e outras gostam de arriscar no mercado e não temem possíveis altos e baixos!
E as tendências de 2021 em diante, qual será?
Garanta que seu negócio esteja online, porque depois desta quarentena que ainda estamos vivendo, a comercialização (produtos e serviços) virtuais são um caminho sem volta, não é mesmo?
Temos muitas outras dicas para você e sua empresa.
Mas para saber a diferença entre Marketplace e Loja Virtual, clique aqui.
Porém se quiser saber como ter seu www, clique aqui.
Para quem está pensando em dar início a um pequeno ou médio negócio certamente possuem a seguinte dúvida: Vender em Marketplace ou ter minha loja virtual?
Essa é uma dúvida muito interessante e vamos te passar uma ideia do que terá que analisar antes de tomar esta decisão.
Análise da situação antes da tomada de decisão
Para tirar a dúvida se deve vender em MarketPlace ou ter sua loja virtual, primeiramente levante essas informações:
Dinheiro para investimentos
Variedade de produtos
Margem de lucro
Estoque / Disponibilidade
Agora, com essas informações, vamos para um outro tópico importante!
Como saber se devo vender em MarketPlace?
Independente se você tem dinheiro ou não, se está começando é muito vantajoso anunciar em MarketPlace. Mas por quê?
Porque haverão muitos que são “gratuitos”, alguns cobram uma taxa sobre a venda, outros possuem pequenas taxas pelos anúncios, e esses sites por si só, por terem um número interessantes de visitas diárias, já faz um pouco do seu marketing.
Só é interessante que você tenha uma margem de lucro que possa valer a pena o trabalho de anunciar/negociar ou responder perguntas, atender os clientes antes da venda e seguir os procedimentos estabelecidos pelos MarketPlaces. Mas, na maioria das vezes eles trazem bons retornos.
Como saber se devo criar minha loja virtual?
Agora vamos entrar no quesito investimentos! Uma loja virtual de qualidade tem os seguintes custos:
A partir de R$3.000,00 para o desenvolvimento
Hospedagem diferenciada, a partir de R$59,90 mensais
Certificados de segurança SSL a partir de R$45,00
Se escolher alguma plataforma pré-pronta, podem te cobrar por quantidade de produtos ou acessos
Mas após sua loja virtual pronta, vai precisar dedicar tempo nas redes sociais para postagens do seu e-commerce e fazer alguns anúncios nas mídias sociais ou no Google.
No entanto você investir em um site e não puder fazer seu marketing digital, é preferível cadastrar seus produtos apenas nos MarketPlaces que achar viável. Assim, poderá investir esse dinheiro em produtos ou outras coisas.
Considerações finais
Independente de criar sua loja virtual ou não, para começar sempre é interessante cadastrar nos MarketPlaces gratuitos, para ver como o negócio se encaminhará.
Se for investir em uma loja virtual, faça um planejamento financeiro para investimento em propaganda. O site em si não se divulga sozinho, tem que investir e mensurar o retorno.
Para mais dicas de anúncios nas mídias sociais, clique aqui.
Para saber mais sobre o Google pago e orgânico, clique aqui.
Esperamos que estas dicas te ajudem a tirar a dúvida da sua cabeça sobre o que é melhor: “Vender em MarketPlace ou ter minha loja virtual”. Agora, é comece a agir!