Por que conferir mercadorias durante a entrega?

Por que conferir mercadorias durante a entrega?

Por que conferir mercadorias durante a entrega

Uma questão que começou a circular é “por que conferir mercadorias durante a entrega”? E está é uma questão importante tanto quanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.

As vendas on-line crescem cada vez mais, assim o número de transportes necessários para suprir essa logística aumenta.

Então, vamos analisar os principais motivos para conferir as mercadorias?

A logística e a tecnologia

Um dos principais motivos do por que conferir mercadorias durante a entrega é que, embora a tecnologia da logística aumente, a maioria dos processos ainda são humanos.

E por mais que os sistemas estejam em dia, devido ao volume de processos, alguém pode causar algum erro ou avaria na mercadoria.

Portanto, sempre que receber algum produto seja em casa ou na empresa, é importante conferir as mercadorias durante a entrega.

O que devemos conferir durante a entrega?

Já sabemos que o erro pode ser humano ou em alguns casos de um sistema durante o processo, então, o que devemos conferir durante a entrega? Vamos à eles:

  • Embalagem se está danificada ou não
  • Se a mercadoria está de acordo com o que comprou
  • Se a mercadoria no interior da embalagem não está danificada
  • Produtos grandes como móveis, conferir se a quantidade de volume está correta como informado na NF
  • Verifique também se outras características estão de acordo, como cor, tamanho, quantidade, etc..

E encontrando algo não-conforme, é imprescindível que já preencha no documento do entregador ou motorista relatando o que foi identificado, havendo devolução ou não das mercadorias para que quem lhe enviou. Isto possibilita que o Remetente do(s) produto(s) tome as devidas providências.

Principais artigos previstos por lei ou decreto

E para finalizar, abaixo seguem 2 artigos previstos no Código Civil referente ao transporte:

Art. 750. A responsabilidade do transportador, limitada ao valor constante do conhecimento, começa no momento em que ele, ou seus prepostos, recebem a coisa; termina quando é entregue ao destinatário, ou depositada em juízo, se aquele não for encontrado (Veja mais clicando aqui).

Art. 9º  A responsabilidade do transportador cobre o período compreendido entre o momento do recebimento da carga e o de sua entrega ao destinatário (Veja mais clicando aqui).

Dicas para não ter extravio de mercadorias

Dicas para não ter extravio de mercadorias

dicas-para-nao-ter-extravio-de-mercadorias

As nossas dicas para não ter extravio de mercadorias valem tanto para transportadoras quanto para empresas que vendem pela internet, por quê?

Porque nem sempre o erro é durante o transporte, mas muitas vezes na empresa que fez a venda e terceiriza as entregas.

Porém se passarmos as dicas para não ter extravio de mercadoria, vamos comentar um pouco sobre os principais motivos de extravio de mercadoria.

Afinal, para tentar evitar ao máximo esse tipo de problema, precisamos conhecer um pouco sobre eles, assim todos os envolvidos podem tomar as devidas providências.

São muitos os motivos de extravio de mercadorias?

Se atente nos principais motivos de extravio:

– Endereço errado ou inexistente

– Erro no sistema de impressão de dados da mercadoria

– Embalagens sem identificação alguma

– Falha na logística dos correios

– Falha na logística da transportadora responsável

– Funcionários mal-intencionados

– Furtos / Roubos

Nem sempre existem reais culpados, nem todo sistema é perfeito, porém, por esse motivo devem-se fazer melhorias em todos os aspectos para evitar ao máximo que ocorra algum problema.

Mas vamos agora as nossas dicas para não ter extravio de mercadorias:

– Ter um ERP de qualidade

– Contar com transportadoras particulares (não apenas Correios)

– Emitir nota fiscal

– Confirmação dos dados do destinatário/destino

– Pegar o código de rastreio

– Fazer seguro

Entretanto, no final das contas, o extravio de mercadoria afeta 3 entidades: Comprador, Vendedor e Transportador.

Ninguém tem interesse em problemas, pois afeta todo um processo prejudicando a todos.

Mas nossa equipe espera que tenham aproveitado nossas dicas para não haver extravio de mercadorias e assim os processos do seu negócio cresçam cada vez mais.

×