Ainda é desconhecido por muitos o que é política de privacidade. E por isso as pessoas acabam clicando e aceitando todos os termos que aparecem.
E por ser uma ação, ou melhor, uma reação muito comum, é necessário que em determinadas situações estejamos atentos.
A política de privacidade são termos que descreve as práticas adotadas pelo site ou aplicativo referente as informações de usuários.
Sua principal função é deixar claro a forma que os dados informados ao site ou um sistema web serão utilizados.
E procurando melhorar essa política, agora temos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que ajuda a proteger o usuário.
Como montar uma boa política de privacidade?
Além de entender o que é política de privacidade, é preciso saber que é um termo jurídico.
A política de privacidade tem que ser transmitida ao usuário de forma simples, e o primeiro passo para monta-la é a clareza sobre estas informações.
Mas cláusulas devem ser escritas de forma que usuários leigos em Direito consigam compreender.
No entanto é importante que a política de privacidade fique visível e de fácil acesso ao usuário, tanto no site quanto no aplicativo.
Mas além desses itens, é imprescindível destacar a forma como os dados serão utilizados (LGPD).
Estas ações geram transparência e o portador dos termos passará a boa impressão de honestidade.
Quando se deve ter e o que tem que conter na política de privacidade:
Websites ou aplicativos que solicitam dados do visitante;
Informações coletadas;
A forma que os dados serão trabalhados;
Possibilidade de atualização regular da política de privacidade e suas práticas;
Leis assegurando a legalidade da política de privacidade do website ou aplicativo;
Agora que está ficando mais claro sobre o que é política de privacidade, vamos falar um pouco sobre o termo jurídico?
O que solicitar para um advogado na hora de montar os termos?
Sugerimos que procure um advogado (a) especializado nessa área, e apresente o maior número de documentos possíveis sobre as informações que trabalha em seu site ou aplicativo, por exemplo:
Dados cadastrais
Documentos (Se apenas CPF ou RG, etc.)
Documentos anexados (Cópias ou fotos)
Se algum documento é autenticado
Tipos de API’s que usa
Possibilidade de integração com terceiros
Se alguma informação será repassada a terceiros
Informações financeiras, como cartões de crédito ou débito.
O papel do advogado (a) será analisar toda a situação e minimizar a possibilidade de processos judiciais por falhas nos documentos e dados vazados.
Qualquer atualização sobre política de privacidade deve ser informada aos usuários, seja por e-mail, sms, ligação, etc.
O advogado (a) precisará acompanhar todo o processo para evitar alegações de abusividade nas alterações.
Toda consultoria jurídica evita dores de cabeça do empreendedor e garante um site ou aplicativo de grande credibilidade e confiabilidade.
Agora que você sabe o que é política de privacidade, vai deixar a sua em dia?!
Quando uma empresa precisa levar seus produtos para o virtual a primeira coisa que vem em mente é contratar agência para e-commerce.
Mas hoje em dia com a tecnologia em alta e as empresas buscando atender seus clientes no mesmo lugar, existem outros tipos de empresas que não são agências, mas cuidam do desenvolvimento de sites e lojas virtuais.
E quais serão esses outros tipos de empresas?
O mercado de desenvolvimento
Embora existam diversos tipos de linguagens de programação, uma coisa que ainda não mudou é que todo desenvolvimento visual (Front-End) ainda utiliza as mesmas linguagens:
HTML
CSS
JAVASCRIPT
Essas são as linguagens usadas para o desenvolvimento da parte visual e está em mais de 98% de todos os websites na internet.
Agora, nas linguagens de programação (Back-End) existem diversas linguagens que podem ser utilizadas, com o mesmo padrão de Front-End.
No entanto as empresas de tecnologia e desenvolvimento necessitam de colaboradores com essas experiências, então com a demanda, acabam optando por oferecer esse tipo de serviço.
Como devo avaliar uma empresa que desenvolve lojas virtuais?
Separamos os principais tópicos para que possa contratar agência para e-commerce. Leve em conta a análise esses itens:
Orientação no www e sobre e-mails profissionais
Informar sobre o SSL (Certificado de segurança)
Recomendar boas API’s de pagamentos
Ter um Gateway de frete para gerar opções e comodidade para seus clientes
Facilidade no carrinho de compras e boa UX (User Experience)
Essa listagem é essencial para que seu e-commerce funcione da forma correta. Analise a proposta comercial e faça a avaliação para que não falte nada disso.
Também não esqueça de pedir referências de lojas virtuais já desenvolvidas pelo mesmo, confirme no rodapé o “Desenvolvido por” e veja se os trabalhos da empresa lhe agradam para o seu negócio.
Mas não se preocupe, a seguir vamos deixar mais dicas para que fique expert na hora de contratar agência para e-commerce, confira:
Todos que pretendem ter um site devem se perguntar: “Qual melhor forma de registrar meu www? ”.
Neste artigo vamos falar sobre os tipos de domínios existentes, os melhores caminhos para retirar o seu www e um pouco da parte técnica de como funciona isso.
Qual o melhor lugar para registrar meu www?
Se você vai registrar um domínio que seja “. com.br” o melhor lugar é o www.registro.br.
Ele é a base responsável onde você consegue:
Verificar se o domínio está disponível
Verificar quem é o dono atual, caso esteja indisponível
Fazer o pagamento via boleto ou cartão
Renovação do domínio (Sempre com prazos anuais)
Escolhe quem é o técnico e o financeiro do domínio
Ou seja, mesmo que você não entenda nada de hospedagem, direcionamentos ou coisas do tipo, fique tranquilo. Como proprietário do www, você pode designar uma pessoa para ser o responsável técnico.
Caso ache o www em outro lugar que não seja no registro.br, não o faça. Não deixe que terceiros registrem o seu domínio. Registre no seu nome com CPF ou em sua empresa com o CNPJ, pois caso você caia nas mãos de alguém mal-intencionado, você pode ter problemas para usar o seu www. Por mais que pareça “barato ou vantajoso”, não será!
Então, garanta que ele esteja seu nome ou sua empresa.
O valor de um www gira em torno de R$40,00 por ano (ano de 2020).
Dicas na hora de registrar meu www
Quando for registrar o seu www, se atente com alguns detalhes importantes:
Não deixe nomes longos ou complicados
Se for possível, pague por mais de 1 ano (2 a 5 anos). Ajuda no SEO e garante autonomia
Deixe no seu CPF ou no CNPJ da empresa
Se tiver dificuldades, peça auxílio técnico, mas deixe claro que quer com seus dados ou da sua empresa
Caso tenha mais de uma empresa, pode usar a mesma conta cadastrada no registro.br para cadastrar outros www.
Mas em uma mesma conta você pode delegar CPFs ou CNPJs para contas diferentes, por exemplo:
Mesmo em 2020, muitos empresários do ramo de transportes não se dão conta de como um site pode ajudar uma transportadora.
A preocupação com a logística, fechar novos negócios, acompanhar o mercado, acaba não deixando aquele tempo importante para pensar em possibilidades de melhorar o negócio no quesito tecnológico.
Mas vamos aos principais pontos de demonstração em como um site pode ajudar uma transportadora.
Apresentando sua transportadora
Quando você cria seu site, nele você coloca as informações mais importantes do seu negócio:
Sobre sua empresa
Os serviços que você oferece
As regiões que você atende
As qualidades / diferenciais da sua transportadora
Um contato rápido para dúvidas ou para o comercial
Informação com os sistemas que utiliza para trabalhar e auxiliar seus clientes
Já imaginou, você ter todas essas informações de forma simples onde o cliente entra e já analisa se o seu negócio pode atender as expectativas dele?
E, caso ele tenha alguma dúvida já entra em contato via formulário, Whatsapp ou telefone.
Muito prático, né?
E para entender mais como um site pode ajudar uma transportadora, vamos as tecnologias!
As tecnologias que um site de transportadora pode ter
Com a evolução do mercado e a praticidade das coisas, vão surgindo novas ferramentas e recursos opcionais para cada situação.
O básico que todo site deve ter:
Site responsivo (Adaptado para dispositivos móveis)
Formulário para contato
Informações de contato (Telefone, email, Whatsapp)
Link direto para o WhatsApp (O cliente clica e já inicia contato direto pelo app)
Mas quais recursos intermediário ou avançado o meu site pode ter?
Link para um portal do cliente, onde ele acompanha a carga
Acesso direto no site para um sistema de cotação imediato, como o “Cota Fácil” da Frete Click
O mercado tem diversas opções para lojas virtuais, e neste artigo vamos falar sobre a ferramenta PrestaShop para E-commerce, tanto para quem já usa quanto para quem está pensando em contratar ou desenvolver o seu.
Utilizar PrestaShop para E-commerce é uma opção muito boa, para quem está começando ou quem tem uma variedade grande de produtos, pois a ferramenta não tem limite de cadastros.
Além disso, mesmo sem muito conhecimento em desenvolvimento, mas com um pouquinho de paciência, você consegue ir desenvolvendo sua loja virtual, já que, além de diversos plug-ins, a plataforma conta com um painel bem prático em português.
É difícil a instalação do PrestaShop?
Bom, como mencionado anteriormente, até quem não é desenvolvedor pode instalar e configurar seu próprio PrestaShop para E-commerce. Então, se você contratar uma hospedagem que fornece esse tipo de suporte, você consegue fazer a instalação da base no servidor com apenas um clique!
A maioria das hospedagens tem um painel de controle bem completo com diversas ferramentas para plataformas, como a PrestaShop que estão em alta no mercado. E, visando evitar a perda de clientes, as hospedagens vão atrás de ajudar os usuários de alguma forma, facilitando o suporte e mão de obra.
Eu consigo fazer meu E-commerce completo sem programar?
Consegue, desde que não utilize recursos muito avançados. Mas, na qualidade de usuário que não programa poderá ter algumas dificuldades, então é sempre melhor deixar essa parte para quem cuida desta área.
O E-commerce tem que ter uma estrutura base muito importante sem falhas:
Essa é uma estrutura base e completa para o começo de um e-commerce de sucesso, mas atenção porque se você falhar em configurar alguma dessas etapas, o principal prejudicado será você mesmo!
Porém, como até quem não sabe programar consegue instalar e configurar toda essa parte, sugerimos que, depois de preparar seu próprio e-commerce solicite a consultoria de um especialista para analisar e ver o quanto está preparado para o funcionamento.
Existe plataforma melhor que o PrestaShop para E-commerce?
Hoje o mercado está cheio de plataformas com ferramentas e plug-ins de todos os tipos para e-commerces, desde um simples cadastro até um ERP completo integrado, então fica muito complicado indicar “essa” ou “aquela”.
O que podemos afirmar é que o PrestaShop está crescendo e acompanhando o mercado de forma que atenda a necessidade de pequenas, médias e até mesmo grandes empresas.
Para saber mais sobre algumas outras plataformas, confira os artigos abaixo: