Não importa o volume da compra, o cliente sempre quer saber como contratar os melhores fretes.
No entanto, eles pesquisam lugares, procuram confiança, segurança e preço. Eles estão sempre procurando fazer bons negócios. Mas como chamar a atenção deles?
Muitas empresas ao longo do tempo aceitam sugestões e tentam se adaptar ao mercado, mas será que estão fazendo da melhor forma?
Facilitando a vida do cliente
Para que os clientes saibam como contratar os melhores fretes, as empresas têm que procurar meios para facilitar isso em suas lojas virtuais.
Mas como isso pode ser feito? Vejam algumas sugestões:
Promoções com frete grátis
Compras acima de um determinado valor, ter frete grátis
Ter um Gateway de fretes com diversas opções entre prazos e preços
Todas essas informações devem ficar evidentes na hora da compra, quando o cliente fica ciente das opções as expectativas aumentam.
Usar o frete como vantagem é uma grande abordagem, porque muitas vezes o cliente já passou por experiências ruins e conhece apenas valores altos.
Se a informação sobre as vantagens do frete chegar ao seu cliente, ele será surpreendido e já terá outra visão referente a empresa.
Como escolher um bom Gateway de frete para minha empresa?
O Gateway de frete é o caminho para seus clientes saberem como contratar os melhores fretes, então, essa sua decisão tem que ser avaliada com cautela.
Mas quando for avaliar um bom Gateway de frete avalie:
Atendimento
Plugins oferecidos
Facilidade na documentação da API
Suporte técnico
Modo de exibição prática e responsiva
Gestão da sua logística
Procure entender e se informar sobre o assunto, escolher um bom Gateway de frete é uma porta para seu e-commerce atender melhor os seus clientes.
No entanto se quiser mais informações sobre Gateway de frete clique aqui.
Mas se quer conhecer a Frete Click um dos top 5 Gateways de frete, clique aqui.
Se precisa de mais informações sobre plug-ins, clique aqui.
Esse ano de 2020 ficará marcado, assim como a evolução das empresas na pandemia.
Um ano que se iniciou com projeções modestas de crescimento e com muitos paradigmas no consumo via E-commerce. E, em pouco tempo tudo virou de ponta-cabeça.
Muitas pessoas e empresas foram obrigadas a fazer adaptações que fariam somente nos próximos 20 anos.
De repente a economia despencou, lojas fecharam e todos precisaram se reinventar para sobreviver.
As principais mudanças na evolução das empresas na pandemia
Vamos falar um pouco sobre as principais mudanças:
Com a pandemia ativa e com as decisões de isolamento social, muitas empresas aderiram a modalidade de trabalho: Home-Office
Nesta modalidade os colaboradores das empresas com atividades que não dependem de máquinas ou equipamentos residentes no local de trabalho, exercem as atividades na própria casa.
E os famosos Websites? As empresas que não entenderam a necessidade de ter uma página na internet expondo seus produtos e serviços para facilitar o entendimento, contatos e negociações vão sofrer muito com o mercado.
Muitos lojistas que foram obrigados a fechar seus comércios optaram por uma loja virtual e assim manter suas vendas online.
Os restaurantes fechados e sem giro, tiveram que ir atrás de aplicativos de entregas, trabalhando de portas fechadas e tentando manter um pouco do fluxo das vendas para sobreviverem.
Muitas empresas e pessoas foram obrigadas a se habituar ao uso da tecnologia, desde um simples WhatsApp para negociações, até aprender a usar softwares ou páginas na web para lecionar, fazer reuniões, atender clientes a distância entre outras funcionalidades.
Quais serão os resultados dessas evoluções?
A evolução das empresas na Pandemia é notória, e diante da necessidade de se posicionar no mercado e levar o seu produto ao consumidor, muitas vão manter as novas mudanças mesmo após o termino da pandemia.
Mas há de se tirar uma lição disso tudo e, embora muitos negócios não puderam suportar está crise, muitas empresas estão saindo fortalecidas.
E sua empresa? Está apta para essa nova fase?
O site está mostrando bem seus produtos e/ou serviços?
Está anunciando na internet? Expondo nas mídias? Quem procura por seus produtos, te encontram?
Avalie bem! Cresça e acompanhe o mercado! Não perca oportunidades!
Mesmo em 2020, muitos empresários do ramo de transportes não se dão conta de como um site pode ajudar uma transportadora.
A preocupação com a logística, fechar novos negócios, acompanhar o mercado, acaba não deixando aquele tempo importante para pensar em possibilidades de melhorar o negócio no quesito tecnológico.
Mas vamos aos principais pontos de demonstração em como um site pode ajudar uma transportadora.
Apresentando sua transportadora
Quando você cria seu site, nele você coloca as informações mais importantes do seu negócio:
Sobre sua empresa
Os serviços que você oferece
As regiões que você atende
As qualidades / diferenciais da sua transportadora
Um contato rápido para dúvidas ou para o comercial
Informação com os sistemas que utiliza para trabalhar e auxiliar seus clientes
Já imaginou, você ter todas essas informações de forma simples onde o cliente entra e já analisa se o seu negócio pode atender as expectativas dele?
E, caso ele tenha alguma dúvida já entra em contato via formulário, Whatsapp ou telefone.
Muito prático, né?
E para entender mais como um site pode ajudar uma transportadora, vamos as tecnologias!
As tecnologias que um site de transportadora pode ter
Com a evolução do mercado e a praticidade das coisas, vão surgindo novas ferramentas e recursos opcionais para cada situação.
O básico que todo site deve ter:
Site responsivo (Adaptado para dispositivos móveis)
Formulário para contato
Informações de contato (Telefone, email, Whatsapp)
Link direto para o WhatsApp (O cliente clica e já inicia contato direto pelo app)
Mas quais recursos intermediário ou avançado o meu site pode ter?
Link para um portal do cliente, onde ele acompanha a carga
Acesso direto no site para um sistema de cotação imediato, como o “Cota Fácil” da Frete Click
Agora vamos falar sobre o OpenCart a plataforma para vendas online que vem brigando a mais de 15 anos no mercado.
Lançada em 2005 esta plataforma é um CSM (Sistema gerenciador de conteúdo) que por ser código aberto vem crescendo e chamando a atenção de diversos desenvolvedores.
No entando a plataforma OpenCart é uma das mais usadas no mundo, e é excelente para quem tem pressa em colocar seus produtos à venda na internet.
Porque a OpenCart é uma das mais usadas?
Mas como a maioria dos e-commerces têm suas particularidades, um diferencial do OpenCart é que, após o site e o sistema desenvolvido de forma correta, quem gerencia, consegue fazer as modificações necessárias sem depender de um programador.
As funções básicas do OpenCart que ajudaram ele a fazer toda essa fama são:
Cadastro ilimitado de produtos, departamentos, páginas e marcas
Suporte para diversas moedas, métodos de pagamento, regiões e idiomas
Integração com outras plataformas como Google Merchant
Diversos template (temas) gratuitos
Sistema de gerenciamento de relatórios e registros de erros
Ferramentas para backups e restaurações integradas
O OpenCart tem facilidade para instalação de Plug-ins?
Sim! Muito sim! Afinal o OpenCart a plataforma para vendas online de tanto ficar famosa, muitas empresas fazem plug-ins diretamente para esta incrível ferramenta!
Anteriormente listamos as funções básicas do OpenCart e agora vamos citar algumas funções intermediárias/avançadas para quem quer ter um e-commerce ou já possuí um, deveriam conhecer um pouco mais do assunto:
O mercado tem diversas opções para lojas virtuais, e neste artigo vamos falar sobre a ferramenta PrestaShop para E-commerce, tanto para quem já usa quanto para quem está pensando em contratar ou desenvolver o seu.
Utilizar PrestaShop para E-commerce é uma opção muito boa, para quem está começando ou quem tem uma variedade grande de produtos, pois a ferramenta não tem limite de cadastros.
Além disso, mesmo sem muito conhecimento em desenvolvimento, mas com um pouquinho de paciência, você consegue ir desenvolvendo sua loja virtual, já que, além de diversos plug-ins, a plataforma conta com um painel bem prático em português.
É difícil a instalação do PrestaShop?
Bom, como mencionado anteriormente, até quem não é desenvolvedor pode instalar e configurar seu próprio PrestaShop para E-commerce. Então, se você contratar uma hospedagem que fornece esse tipo de suporte, você consegue fazer a instalação da base no servidor com apenas um clique!
A maioria das hospedagens tem um painel de controle bem completo com diversas ferramentas para plataformas, como a PrestaShop que estão em alta no mercado. E, visando evitar a perda de clientes, as hospedagens vão atrás de ajudar os usuários de alguma forma, facilitando o suporte e mão de obra.
Eu consigo fazer meu E-commerce completo sem programar?
Consegue, desde que não utilize recursos muito avançados. Mas, na qualidade de usuário que não programa poderá ter algumas dificuldades, então é sempre melhor deixar essa parte para quem cuida desta área.
O E-commerce tem que ter uma estrutura base muito importante sem falhas:
Essa é uma estrutura base e completa para o começo de um e-commerce de sucesso, mas atenção porque se você falhar em configurar alguma dessas etapas, o principal prejudicado será você mesmo!
Porém, como até quem não sabe programar consegue instalar e configurar toda essa parte, sugerimos que, depois de preparar seu próprio e-commerce solicite a consultoria de um especialista para analisar e ver o quanto está preparado para o funcionamento.
Existe plataforma melhor que o PrestaShop para E-commerce?
Hoje o mercado está cheio de plataformas com ferramentas e plug-ins de todos os tipos para e-commerces, desde um simples cadastro até um ERP completo integrado, então fica muito complicado indicar “essa” ou “aquela”.
O que podemos afirmar é que o PrestaShop está crescendo e acompanhando o mercado de forma que atenda a necessidade de pequenas, médias e até mesmo grandes empresas.
Para saber mais sobre algumas outras plataformas, confira os artigos abaixo: