Se você ainda tem medo de ingressar nesta modalidade, vamos te dar 5 dicas para criar uma loja virtual.
Lembrando que o comércio online cresce em média 15% por ano (só no Brasil) e você que tem um produto de qualidade ou diferenciado, não pode ficar de fora dessa, veja as dicas que serão abordadas:
- Tipo de site
- Investimentos
- Variedade de produtos
- Organização
- Logística
Desenvolvimento de site tipo E-commerce
Quando for procurar um desenvolvedor, agência ou empresa especializada em desenvolvimento de um site, deixe bem claro que você quer um site “E-commerce”.
Mas por que devo fazer isso? Simplesmente porque o valor muda devido aos recursos utilizados para o desenvolvimento, como forma de pagamento, logística, talvez até mesmo um sistema de estoque ou avisos por email.
Tendo tudo isso em mente, quando for fazer um orçamento para criar uma loja virtual, não esqueça destes detalhes.
Investimento em Marketing
Antes de contratar alguém ou alguma empresa saiba que vai precisar investir em
marketing. Mas como assim?
Quando você tem seu site na internet, seja institucional ou ecommerce as pessoas não “acessam ele do nada” ou seja, é necessário que anuncie em algum lugar ou apresente-o de alguma forma.
O recomendado é procurar canais que apresentem seu produto sem ter gasto inicial, porém alguns, você paga uma % de comissão na venda, como:
- Mercado Livre
- OLX
- Marketplace do Facebook
Variedade de produtos na sua loja virtual
Muito bem, você contratou alguém para desenvolver sua loja virtual e agora o próximo passo é cadastrar os produtos nela, mas e sobre a variedade de produtos? Cuidado para não fazer investimentos grandes e a variedade de produtos ser baixa podendo dificultar muito suas vendas, a não ser que seja algum produto específico e bem procurado.
Organização de sua empresa
Montou sua loja virtual, cadastrou sua variedade de produtos e já deu alguns passos sobre o marketing, e agora? Você e sua empresa está organizada para os processos do dia a dia?
Vamos resumir os processos para entender melhor:
- Controle de estoque
- Setor de embalagens
- Disponibilidade para o transporte (levar aos correios ou aguardar a retirada da transportadora)
- Disponibilidade para acompanhar as vendas pelo site
Lembre-se que sua responsabilidade aumenta e você precisa estar preparado para tudo isso, seja sozinho ou com seus colaboradores, alinhe-se e prepare-se porque se começarem a comprar seus produtos e não forem entregues no prazo estipulado no site, começara a perder reputação no mercado com muita facilidade.
Logística – tenha um Gateway de Frete de qualidade
Um Gateway de Frete é o que faz com que seus clientes tenham mais opções na hora de contratar o frete, vão escolher o melhor custo benefício que atendem as suas necessidades.
Além dos Correios, existem várias transportadoras cadastradas que podem atender desde pequenos até grandes produtos, isso pode ser um grande diferencial em seu negócio.
Esperamos que tenha gostado dessas 5 dicas para criar uma loja virtual e, para mais detalhes sobre o Gateway de frete clique aqui.